07 janeiro, 2013

Janeiro, mês do carimbó em Irituia

Foto por: júnior Soares
Todos os anos, no mês de janeiro, Irituia é contagiada pelo ritmo do carimbó. Os festejos acontecem durante todos os finais de semana, onde o povo dança e libera todas as suas energias numa enorme roda. Aqui não tem dessa de ter "vergonha", irituiense que é irituiense sua¹ a camisa arrastando o pé pra frente e pra trás, modo como é dançado o carimbó; uns ainda arriscam inventar novos passos, que na sua maioria são copiados por outras pessoas que se divertem fazendo uma coisa só. Ainda tem aquele que vão com o intuito de conquistar um parceiro (a), aí nesse caso vale tudo: mãozinha pra cima, pra baixo, um bom rebolada, pulo, palmas, enfim. 
Continuando, existem duas principais festas, uma ocorre no compelo "D. Carmem"; e a outra, e principal, na Praça Alírio Almeida de Morais, promovida pela prefeitura, que nesse ano irá ocorrer nos dia 18 a 20 / 2013. Embora eu ainda não saiba a programação para lhes informar, você pode ter a certeza que encontrará muitos grupos de carimbó, lógico.

Então é isso, e pra quem ainda não conhece o nosso festival de carimbó, abaixo você tem uma pequena amostra da tremenda festa que é. E mais abaixo, você encontra um vídeo que eu fiz ano passado da multidão dançado. (quase que eu morro "espremida", dá pra escutar meus gritos: ahhhh!)
 
Essa foi a hora em que o ''Pinduca'' joga o famoso "banho-de-cheiro" nas pessoas:



¹O verbo é “suar”, que significa transpirar, molhar com suor e até mesmo obter algo à custa de grande esforço. Conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, fica: “ele sua”. A forma “soa” vem do verbo “soar”, que tem o sentido de produzir som. 
Aqui você se informa e aprende. kkkk!

Nenhum comentário:

Postar um comentário